Mais Grécia

Novos protestos no dia do enterro de jovem assassinado pela polícia grega

Hoje, em Atenas, um marcha de solidários e amigos de Alexis Grigoropoulos se converteu em uma intensa batalha campal. Grupos de manifestantes arremessaram coquetel molotov, pedras e garrafas contra a polícia, que com violência os impediram de chegar ao lugar do velório. Calcula-se que há ao redor de 250 pessoas presas.

A família do jovem pediu que a cerimônia fosse reservada, mas centenas de estudantes ficaram nas proximidades do cemitério.

No começo da tarde, em outra manifestação, milhares de estudantes e professores participaram da marcha que percorreu as principais ruas da capital até o Parlamento. Na frente do edifício parlamentar, centenas de manifestantes jogaram pedras e garrafas contra os policiais que protegiam o local. Vitrines de bancos, lojas quebradas e carros foram incendiados. A polícia confrontou os manifestantes que lançaram projéteis contra eles. Diversas pessoas ficaram feridas.

A manifestação foi celebrada pouco antes do enterro de Alexis Grigoropoulos. O lema da marcha era: “O assassino, o culpado é o governo”.

Há rumores que o primeiro-ministro conservador, Costas Karamanlis, proclame a lei marcial em todo Estado grego, que prevê entre outras medidas, a intervenção do exército.

As autoridades gregas não estão conseguindo conter a onda de rebelião urbana desencadeada na Grécia após a morte do anarquista e estudante de 15 anos.

Amanhã, quarta-feira, acontecerá uma greve geral de 24 horas, contra a corrupção, as reformas nas pensões e as políticas econômicas do governo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s