Negra polêmica

Depois da pequena polêmica do último post, que na verdade sempre surge quando se fala em “povo”, vamos lá.

A Fórmula 1 é uma merda. Admito que quando criança eu gostava por causa do Senna (e do Prost, e do Berger e PRINCIPALMENTE do Mansell com seu bigode INCRÍVEL), mas depois que cresci – e adquiri meu desgosto por automóveis que me faz não ter nem carta de assassino em potencial motorista – nunca mais acompanhei.

Ontem, estava com meus pais na casa deles. A corrida estava na tela. Durante 4/5 dela, conversamos sobre inúmeras outras coisas e nem prestamos atenção naquela extrema CHATICE. No finalzinho, houve o que houve, e eu decidi escrever o texto.

Feito no calor do momento, talvez algumas coisas não tenham ficado claras. Vamos a elas.

1 – Sendo a Fórmula 1 uma merda, torcer para qualquer um dos pilotos é igualmente merda. Porém, como toda pessoa acompanhando uma disputa, para mim, entre as duas merdas, Hamilton é menos cocozento.

2 – “Povo” não passa de um falso conceito retórico, sendo na realidade não mais que uma alegoria para mascarar a pobreza: imensa maioria miserável ou quase, onde a maior parte é negra ou quase.

Então, se escrevo que Hamilton é “muito mais povo” que Massa, quero dizer que ele é uma imagem muito mais próxima do que se entende por “povo” do que o massa, por suas origens étnicas e sociais.

Ou, pra fazer um trocadilho legal, a imagem de Hamilton é mais massa que Massa.

Agora, hoje, o cara é um playboyzinho igual a todos na Fórmula 1.

Igual ao que Senna era, aliás.

E pra mim, em esporte de rico, pobre não deveria bater palmas, e sim atirar pedras.

Então, não, não acho o Hamilton povão – nem o Felipe (goleiro do Corinthians), aliás – até porque essa discussão sobre “povo” é CHATA PRA CARALHO e já parte de um erro inicial, porque passa por admitir que povo é um conceito quando – pra mim – não é.

Assim sendo, entre o playba branquelo arrogantezinho e o playba negão arrogantezão, numa falsa escolha onde as duas opções são uma merda, fiquei com a segunda.

Simplesmente porque me é mais simpática – foda-se a sua nacionalidade. Assim como na minha cabeça torta um negão da periferia deveria ser mais simpático ao Hamilton do que ao Massa.

E assim que a corrida acabou e o texto foi postado, liguei o rádio, coloquei um Bob Marley e gritei pela janela:

VAI JAMAICA!

Anúncios

3 Respostas para “Negra polêmica

  1. Haha!

    Uma bela explicação.

    Acho que dá pra explicar bem pra quem critica que você não está (pelo menos eu acho que não) defendendo “o hamilton” e comemorando a vitória dele. Está sim comemorando a vitória de um NEGRO em um esporte extremamente elitista e de supremacia BRANCA.
    Acho que é isso que quem comenta falando bosta não entende.

    😀

    E vai CORINTHIANS!

    obs: Senna, Massa, Hamilton sempre foram playboys ricos, mas nem por isso não merecem glórias, assim como ninguém deixa de merecer glórias porque nunca foram playboys ricos.

  2. Ouvi um locutor de uma rádio de notícias estúpida hoje falar mal do Juca Kfouri por conta de ter torcido para o Hamilton. O cara tava revoltadão, como se fosse a mãe do Massa. Nem sei pq o Kfouri decidiu escrever isso, mas eu me lembrei (mais uma vez no dia) de como a classe média alta brasileira é um lixo. E é isso mesmo, F1 é esporte de elite. Seu post veio a calhar, ainda mais pra escrever que adoro ler o que vc escreve.
    beijo!

  3. Como eu morava no Grajaú, tenho um trauma da fórmula 1. Afinal, em 25 minutos eu estava no autódromo. Para sair do Grajaú eu tinha que passar pelo autódromo. No fds da fórmula 1 era um inferno. Ruas fechadas e um barulho infernal. Quando eu achei que ia ter um ano de paz, lá vem o show do KISS. MALDITOS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s